Por que Gameleira da Lapa?

 

Origem do nome Gameleira da Lapa

O nome Gameleira da Lapa, segundo alguns historiadores e moradores mais antigos, retrata as características naturais vista por seus antepassados e consequência das abundantes Árvores Gameleira, da família das moráceas (Ficus doliaria), que havia na localidade; há quem avança mais um pouco nas informações e afirma que o nome deriva de "gamela", utensílio domestico feito de madeira para acomodar alimentos e derivados. E LAPA, o nome Lapa devido a grande quantidade de pedras nas margens do Rio São Francisco.

Porquê Lapa?

Moradores mais antigos relatam que as margens do rio, na localidade, continha uma grande quantidade de pedras. E a região dos Brejos (Santana, Serra Dourada, Tabocas e Brejolândia) era grande demandante dessas pedras, que chegaram a tratar a localidade de comunidade das pedras do São Francisco.

Muitas pessoas questionam o nome LAPA, quando se atribui à Gameleira, visto que o município pertence a Sítio do Mato e não mais Bom Jesus da Lapa. O nome Gameleira da Lapa é próprio, histórico e oficial, cujo reconhecimento é dado pelo IBGE e pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. A derivação do nome das cidades não significa necessariamente, pertencimento geográfico, e sim as caracterização local. Temos vários exemplos como: Brotas e Brotas de Macaúbas, e Macaúbas, Riacho de Santana, Feira de Santana, e Santana, São Félix, São Félix do Coribe, e Coribe. Existe um município no Paraná, cujo o nome é LAPA. Portanto, esse enigma regional está superado.

FONTE: GameleiraDoc