Checheiro com o banjo
Checheiro com o Banjo

Checheiro & Banda

CHECHEIRO & BANDAO
O tradicional conjunto musical denominado Checheiro & Banda foi criado  no ano de 1949 com a iniciativa de Chiquinho Leite. Seus integrantes partiam para os primeiros acordes:
Checheiro na Viola e Cavaco
Piroca de João Maciote no Violão
Vicente Custódio no Pandeiro
Vanderlino no Vocal

Leia Mais

A CASA DO SABER

A CASA DO SABER, “Resgatando e Valorizando os saberes artísticos”.

A conjunção de força foi muito importante. “Agradeço o apoio incondicional de Anderson Viana , Moraes Lima e também da Associação de Moradores de Gameleira e Região (AMGL) pelas complementações na ajuda deste projeto que vai transformar a concepção dos nossos jovens sobre o aspecto cultura”, pontou Aparecido.
Nossa comunidade e a Associação de Moradores de Sítio do Mato Gameleira e Região, juntamente com a comissão vem organizando e realizando durante 07 (sete), anos o projeto cultural ano do saber, o 1º ano do projeto ano do saber, serviu de experiência, já no 2º ano do projeto conseguimos juntar com outras pessoas e assim formamos uma comissão e já tínhamos uma ideia mais avançada, criar o projeto com o objetivo de abranger todo o município, foi assim que deu certo, já no 3º ano de projeto tivemos a participação de escolas, associações, comunidades e grupos artísticos participando e apresentando no projeto, a partir do 4º ano em diante nosso projeto teve uma dimensão tão grande que além do município, tivemos a participação de outros municípios vizinhos no projeto dia do saber, que hoje já é uma referência das manifestações culturais em nossa região e assim já chegamos a sétima edição desse tão importante projeto.

Leia Mais

Grupo de Teatro

GRUPO DE TEATRO “OS FILHOS DE EVA”
O Distrito conta com um Grupo de Teatro formado basicamente por atores que participaram dos filmes gravados em Gameleira. O grupo tem nome em homenagem a artista Eva Lima Machado de Itabuna-BA e é comandado por Harlison Almeida, que tem se dedicado a apresentar peças importantes como Paixão de Cristo, Lampião e Maria Bonita e entre outras peças respeitáveis. A mais produzida e impactante produção é A Paixão de Cristo. Esta peça se inicia na quinta-feira Santa, com a encenação do Lava Pés, e se estende pela Sexta-Feira Santa, em que retoma a rotina do julgamento até o crucifixo de Jesus Cristo. Crianças e adultos se emocionam no final de apresentação por apresentar cenas de grande comoção. A importância social do Grupo já é reconhecida pela população, que forma além de atores, cidadãos com mais disposição e vida em grupo mais produtiva, abrindo uma janela importante no campo da busca de objetivos e oportunidades melhores em relação ao que a região oferece.

Fonte: Editorial do Site - gameleiradalapa.com.br