Representante dos Municípios Baianos é Barrado em Reunião com Presidente Temer em Brasília

Uma audiência presidencial na tarde desta quarta-feira, 03 de maio, entre o presidente Michel Temer e representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) foi marcada por uma situação nada boa para o processo democrático brasileiro.

Isso aconteceu porque o presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, foi barrado na entrada do Congresso, em função da retirada do seu nome da agenda da reunião. Segundo Eures, "ele havia sido escolhido para representar todas as demais entidades que representa os prefeitos/municípios do Nordeste", o que de fato o credenciava. Mesmo assim, não foi autorizada a entrada do Prefeito.

A CNM é uma organização intitulada como Confederação de cunho independente e apartidária, que tem como objetivo principal consolidar o movimento municipalista, e fortalecer a autonomia dos Municípios, mostrou fragilidade e sem força frente aos órgãos do governo, descaracterizando assim seu real objetivo.

A ocasião acontece em um momento curioso, no qual dois baianos têm alcançado a escalada do poder e influência no Governo Temer, que são, respectivamente, o Ministro-Chefe da Secretaria de Governo, deputado Antônio Imbassahy (DEM-BA), e o relator da reforma da previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA). No detalhe, Maia também foi ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, hoje comandado por Eures.

Em nota publica no site da UPB, Eures alega que foi impedido a mando do ministro Antônio Imbassahy. Ainda não foi publicado nenhuma nota sobre a versão do acusado.

Os municípios têm buscado debater com o Presidente da República melhores condições de gerir a atual situação crítica dos municípios, assim como renegociação de dívidas com a União, algo já alcançado pelos Estados. As pautas são coerentes uma vez que os municípios, e principalmente aqueles do Nordeste, são a parte mais frágil entre os demais entes federativos. É no município onde as coisas acontecem.

Category: Últimas Notícias