Alunos Estão Sem Aulas Por Falta de Transporte Escolar Em Sítio do Mato

Diversos alunos e familiares comunicaram nossa redação sobre a falta de transporte escolar em algumas comunidades rurais no município de Sítio do Mato. O transporte escolar é condição básica para os alunos frequentarem as aulas; caso não tenha, os alunos não tem como comparecer às unidades escolares neste início do período letivo. 

Os estudantes residem nas comunidades de Capim, Mangal I, Mangal II, Mangal-Barro Vermelho e Vale Verde-Turbilhão 4, sendo que estes estudam no Colégio Estadual Thomaz Leite, no Distrito de Gameleira da Lapa. A distância média para alguns alunos é de 7 km, enquanto para boa parte varia de 30 km chegando a 50 km.



O impasse não prejudica somente aos alunos afetados pela falta de transporte, dificulta toda comunidade escolar, uma vez que professores ficam com dificuldades de passar o conteúdo somente para uma parcela dos alunos e temem prejudicar os demais que não comparecem por falta de transporte.

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação, e a Prefeitura Municipal de Sítio do Mato precisam solucionar o mais rápido possível esta falha gravíssima. É preciso respeitar os princípios constitucionais e a base legal que trata a educação e o transporte escolar.


Em pleno Século XXI, aluno nenhum deveria implorar por transporte para estudar. Isto porque, leis e recursos específicos para tal fim existem, cujos são originados do volume de impostos pagos (aos Governos Federal, Estadual e Municipal) por cada cidadão sitiomatense em todos os produtos e serviços consumidos.

Só para reforçar, Sítio do Mato tem uma ampla extensão territorial e uma quantidade significativa da sua população residindo no meio rural, o que foge a realidade de outros municípios baianos. É um município que requer um tratamento especial, seja do Governos Estadual ou Municipal, diante de vários fatores que muitas vezes não é incorporado nas políticas públicas estabelecidas.


Observação: Caso as instituições citadas queiram justificar ou antecipar alguma informação, encaminhar nota para nossa redação: gameleira@gameleiradalapa.com.br ou gameleira.dalapa@gmail.com 

Category: Jornal do Povo
Acessos: 3448

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 500 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 1-500 caracteres
  • #139 Visitante - Secretaria da Educação do Estado da Bahia

    Em relação ao transporte escolar dos estudantes do Colégio Estadual Thomaz Leite, localizado no distrito de Gameleira da Lapada, em Sítio do Mato, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia esclarece que a situação já está normalizada.

    Assessoria de Comunicação
    Secretaria da Educação do Estado da Bahia