Com A Volta Da Febre Amarela, Sítio do Mato Terá Vacinação.

Após surto de febre amarela no Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) recomendou a vacinação de 100% da população nos municípios do Oeste da Bahia e região que faz divisa com o Estado de Minas Gerais.

Apesar do alerta, a SESAB informa que não houve registro de nenhum caso na Bahia. A suspeita que este tipo de vírus circula rapidamente entre animais silvestres fez com que as autoridades epidemiológica tomassem a atitude nas regiões de fronteira do foco, já que a vigilância não tem como controlar a patologia no meio silvestre.

De acordo com a SESAB, o último registro da doença foi relatado em 1942. É uma doença de grande gravidade clínica e alto potencial de disseminação. Os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes, de hábitos silvestres. O ser humano pode contrair a febre após ser picado por um desses vetores infectados. As pessoas infectadas podem servir de reservatório e passar o vírus para o mosquito Aedes Aegypti, considerado o principal vetor nas áreas urbanas.

Vale lembrar que a vacinação tem um público-alvo, e requer algumas precauções para prevenção em alguns grupos que não podem receber a dose da vacina. Segundo Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacinação contra a febre a amarela não é recomendada para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, em razão da baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo, pois pode causar reações.

Entre os municípios listados, Sítio do Mato está na lista que realizará campanha de vacinação e imunizar toda população, conforme determina do órgão máximo do estado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sítio do Mato terá que está em alerta máximo, não somente na vacinação da Febre Amarela, mas também no combate ao "tenebroso" Aedes Aegypti, colocar a equipe de Agentes de Saúde e de Combate a Endemias  já que existe previsão de chuvas no município; e nesse período de chuva e calor acaba sendo a combinação ideal que o mosquito se desenvolve.

Category: Últimas Notícias
Acessos: 429

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 500 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 1-500 caracteres
  • Nenhum comentário encontrado