12º Olimpíadas de Matemática: Mais Uma Vez Sítio do Mato Foi Destaque

Mais uma vez, o aluno do Ensino Médio do Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário, no município de Sítio do Mato, Felipe Vieira é medalhista no ponto mais alto do pódio da 12º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Com esta conquista, Felipe colecionou a 6º medalha de ouro na maior olimpíada estudantil do Brasil.

O aluno sitiomatense foi medalhista no nível mais difícil da competição, o Nível 3, que congrega os alunos do Ensino Médio. O Nível 1 disputam os alunos do 6º e 7º anos e Nível 2 disputam os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Com o feito, Felipe se tornou um dos recordistas de medalhas na Bahia e no Brasil, diferenciando-se apenas por ter uma medalha de bronze, enquanto o outro recordista do Colégio Militar (instituição de altíssimo nível) possui uma de prata.

Nos três níveis, a Bahia conquistou apenas 13 medalhas de ouro, sendo uma delas do aluno destaque do Território do Velho Chico, Felipe Vieira. Nesse nível de excelência - Nível 3 - Sítio do Mato está ao lado de Salvador (2 medalhas), Araci (1 medalha) e Andaraí (1 medalha).


As escolas destes ganhadores, além da Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário, estiveram o famoso Colégio Militar e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), ambos de Salvador; o Colégio Estadual Imaculada Conceição do município de Araci, e o Colégio Estadual Edgar Silva, em Andaraí.

A competição tem o objetivo de descobrir talentos e incentivar alunos a aprofundar os estudos na área de matemática. A OBMEP é realizada por um dos institutos mais respeitados do Brasil, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O evento é promovido com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A olimpíada chegou a sua 12º edição, e contou com a participação geral de 47.474 escolas públicas e 18 milhões de alunos inscritos, representado 5.544 municípios. A maior olimpíada estudantil do Brasil é divida em duas fases, sendo primeira fase classificatória; e aos vencedores, além das medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas para os alunos, premiam professores, escolas e secretarias de educação.

Assim, registra-se mais uma marca para o Município de Sítio do Mato, que detém enorme capacidade para revelar talentos em todas as áreas do conhecimento. Os esforços e o tratamento dado pelos professores do Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário também são dignos de reconhecimento.

Aos jovens e adultos estudantes, fica o exemplo de dedicação aos estudos e aplicação dentro de uma realidade difícil na cidades interioranas, como forma gradativa para alcançar os objetivos pessoais e profissionais. Sítio do Mato tem condições de ter alunos com talento, basta ter o incentivo adequado e o apoio necessário de toda sociedade local. O Poder Públicos precisa estar atento a este destaque do município, contribuindo mais com projetos e programas, pois Sítio do Mato hoje já é reconhecida em todos eventos da área pelo Brasil.


Em conversa com alguns educadores, os mesmo indicam que Pais e Professores devem sempre aconselhar, indicar e instruir os nossos jovens de que a educação é o melhor caminho para o progresso, e que evitem as ilusões modernas como o excessos de festas, o alcoolismo e até ficar longe do mundo das drogas. Assim, ao ir para escola, vá com vontade de aprender e pesquisar sobre os diversos temas abordados em sala de aula. Tem que pensar grande, alto. Isto vale também para nossas crianças, conclui o pesquisador.

O exemplo Felipe está aí para toda população sitiomatense se orgulhar e ter como modelo. Agora, é preciso que a comunidade acadêmica aperfeiçoe ainda mais o aprendizado e os pais participem mais da vida estudantil dos alunos, para daí termos mais estudantes se destacando, não necessariamente em matemática como também em outras áreas do conhecimento. E se consolidando estes feitos, em breve Sítio do Mato se tornará referência em revelar talentos para sociedade baiana e brasileira.

______________________________________

Temas Relacionados:

Sítio do Mato é Destaque nas Olimpíadas de Matemática

Situação da Educação em Sítio do Mato e Região

 

Category: Últimas Notícias
Acessos: 1436

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 500 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 1-500 caracteres
  • #135 Visitante - Sofia costa da Silva

    Parabéns que Deus abençoe vc sempre
    E que vc esteja sempre focado nos estudo
    Bjs lindo Ok da tia

  • #134 Visitante - Sofia costa da Silva

    Este é o orgulho da família costa que deus abençoe vc sempre saudade lindoooooo bjs
    Vc está de parabéns campeã lindoooooo da tia

  • #133 Visitante - Maria Vieira

    Gostei da matéria e agradeço como mãe do Felipe, a educação tem que ser muito mais valorizada, com esta medalha Felipe tornou recordista de medalhas no Brasil e na Bahia é segundo melhor devio o recordista ter uma medalha de prata onde ele tem a de bronze, mais considero ele o recordista devido o outro ter estudado sempre em colégio militar. Ele sempre gostou de estudar tudo que ele conquistou foi comommuita dedicação e esforço.