Teatro e Ecoturismo Agitaram a Semana Santa em Gameleira da Lapa

O Distrito de Gameleira da Lapa, município de Sítio do Mato, vem se destacando como importante e crescente roteiro turístico na Semana Santa. Ainda sem constar no calendário oficial do município o período vem sendo mantido com vigor pela população gameleirense.

O comércio local segue a quase centenária tradição ao fechar o comércio na Quinta-Feira Santa e só reabrindo no Sábado de Aleluia. Este tipo de ação torna viva a cultura religiosa e o respeito ao período santo, com a população circulando pelas ruas do Distrito.

O Grupo de Teatro Filhos de Eva, dirigido por Harlisson Almeida, continua brilhantemente apresentando a peça teatral, A Paixão de Cristo. A participação de atores que foram integrantes dos filmes Narradores de Javé e Espelho D'Água fortalece ainda mais o ingresso de jovens e adultos na arte teatral. Apesar das dificuldades, o Grupo com esforço próprio já conseguiu registro institucional, e em breve estará apto para submeter a editais de cultura, buscando verbas juntos aos órgãos federais e estaduais.

O roteiro turístico da região ficou ainda mais recheado com a realização de duas megas cavalgadas no Distrito. Uma que sai de Gameleira com destino às demais comunidades circunvizinhas. Enquanto isso, a outra sai da comunidade do Mangal Barro-Vermelho para Gameleira. Os eventos tem atraído um fluxo grande de conterrâneos, visitantes e turistas. Neste ano de 2016, a Cavalgada dos Amigos de Gameleira completou 10 anos, sendo destaque nos programas Globo Rural, da Rede Globo, e Bahia Rural, da Rede Bahia.

O feriadão tem ganhado força também com a visita positiva de líderes políticos locais, municipais e regionais, além de empresários e membros do executivo de municípios de fora da Bahia. O que se observou é que vem predominando o espírito democrático, cordial e participativo, o que fortalece a harmonia política do município de Sítio do Mato. O fluxo de turistas também advém de diversos lugares, desde cidades vizinhas até de outros Estados, como Distrito Federal e Goiás.

Ainda com dificuldade de acesso ao Distrito, em virtude do processo de recuperação da Rodovia BA-161, os eventos culturais e turísticos de Gameleira precisam constar oficialmente no calendário da Prefeitura de Sítio do Mato, pois tem sido um produto turístico que tem atraído um volume crescente de visitantes, gerando negócios, ocupação e renda para o Distrito e o Município como um todo. 

Problemas Mais Comentados

A maior queixa tem sido o nível de iluminação pública. Algumas ruas com baixa iluminação e outras totalmente entregue as escuras. Este fato atrapalhou a locomoção das pessoas pelas ruas, já que durante o dia a temperatura elevada inibia a movimentação. Uma parte da peça A Paixão de Cristo teve que ser cortada em razão da escuridão.

A falta de cuidado com iluminação pública traz várias consequência para a localidade, desde o fechamento de negócios até o surgimento da violência. Portanto, a prefeitura precisa resolver este problema recorrente, que ocorre desde o ano passado. Detalhe, a conta da iluminação pública quem paga são os cidadãos gameleirense em suas respectivas contas de energia elétrica. 

Além disso, as ruas onde acontecem as obras de combate a processos erosivos estão apresentando dois riscos, parte ainda está sem iluminação e todo trecho de calçadas está sem a proteção de corrimão. Procuramos o Comitê Executivo de Moradores, que é responsável pelo acompanhamento da obra, e a informação que foi passada é que existe um projeto para que ocorra a complementação dos equipamentos de segurança das calçadas, mas os representantes ficaram de passar uma informação mais completa.

Outra queixa continua sendo a área do entorno da Igreja do padroeiro do Distrito, que neste período de quaresma tem recebido várias visitas e se tornado centro de peregrinação na Semana Santa. A falta de pavimentação continua sendo preocupação de membros da igreja, pois já se aproxima os festejos de Santo Antônio, e é esperado uma grande movimentação de pessoas e autoridades eclesiásticas. 

 

Category: Últimas Notícias
Acessos: 888

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 500 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 1-500 caracteres
  • Nenhum comentário encontrado