Cavalgada dos Amigos de Gameleira da Lapa Completa 10 Anos

A Cavalgada dos Amigos do Distrito de Gameleira da Lapa já é considerado um dos maiores eventos do Vale do Rio São Francisco. Esta marca vem sendo conquistada no Sábado de Aleluia ano a ano, com os esforços dos seus organizadores, apoiadores, patrocinadores, participantes e comunidades visitadas. Neste Sábado de Aleluia completa-se 10 anos do evento, que pode ser considerado um patrimônio cultural da região.

O ponto central do festejo é o espírito democrático, a harmonia entre participantes e a diversão garantida para todos. Antes era apenas um passeio a cavalo, quando em 2006 decidiu-se realizar a primeira expedição. Neste período, diversas comunidades foram visitadas, como Traíras, em Serra Dourada, até a comunidade do Mangal Barro-Vermelho, passando pelas comunidades de São Francisco, Tataíra e Pajeú.

O principal objetivo da Cavalgada, além da implícita diversão dos seus participantes, estava o desejo de incentivar o desenvolvimento das pequenas comunidades, com geração de negócios e renda. Por trás de um simples camisa está a humildade e a vontade de gera oportunidade para o próximo, que geralmente é esquecido das autoridades públicas.

O evento se tornou tão grande que transbordou fronteiras, sendo suas fotos, vídeos e informações, transmitida pela redes sociais, sites e TV's para diversas pessoas, nos mais variados lugares. Isto é, o segundo objetivo da Cavalgada dos Amigos tinha sido atingido, em que Gameleira da Lapa estava projetada para o mundo.

Este sucesso foi sentido no último domingo, 20 de março, nos Programas Globo Rural, da Rede Globo, e Bahia Rural, da TV Bahia, exaltando o evento que se realizará no sábado.

A Cavalgada já é um produto tradicional de Gameleira, cabendo a população a força e a vontade para sua realização. Os diretores da edição 2016 tem Zilma, Harlisson, Max e Ney de Riva. Mas, outros já fizeram frente a este mega evento, como "Cein", Etiene, Everaldo, Paulinho, Ninho, Ivan e entre outros. Portanto, a direção do evento não é permanente e necessita sempre que as pessoas se prontifiquem para realizar o festejo tradicional.

É uma ocasião que crianças, idosos, políticos, visitantes e qualquer pessoa pode participar sem nenhuma restrição, por isso, o reconhecimento de ser um dos maiores festa democrática da região. Os apoios e patrocínios são abertos, que vão desde empresas, prefeituras, empresários, líderes comunitários, políticos e até o site desde portal.

Neste ano, é esperado um grande fluxo de conterrâneos, turistas e autoridades da região para participar e sentir o clima do evento simples, democrático, mas com valor cultural inimaginável.

As forças de segurança pública, como a Polícias Militar, Civil e Cerrado também são esperadas, para garantir a tranquilidade e a paz de todos. Neste caso, evitem qualquer ilegalidade. Ande sempre dentro da Lei.

A noite as comemorações se encerram na Praça do Comércio com o show de Shaulin & Banda, com participações de artistas locais e regionais.

A direção alerta também aos condutores de veículos e motos, que vão circular pelas Estrada Vicinais, muita prudência, sendo dada preferência aos cavalos. E dado o fluxo, importante atentar para a velocidade de no máximo 40 km/h.

Category: Últimas Notícias

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 500 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 1-500 caracteres
  • Nenhum comentário encontrado