Festas Juninas

Written by: Editorial

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Festas Juninas
 O São João é maior festa popular dessa região. A tradicional comemoração começa no dia 1º de junho, em que é celebrada a abertura das noites (trezena) de Santo Antônio, Padroeiro de Gameleira, referenciando cada noite até o dia 13 de junho os membros da sociedade gameleirense. E, entre os dias 22 e 24 de junho, o clima do São João se revela com quadrilhas, pau de sebo, fogueiras e gincanas, entre outros como o do casamento caipira e shows na Praça Pública. No dia 29 também comemora-se o dia de São Pedro, principalmente na comunidade de São Francisco.


As festas juninas de Gameleira é uma das festas mais tradicionais, pois o povo preserva rigorosamente as origens dos festejos nordestino, principalmente o São João, que dentre esses destaca-se o ARRAIÁ DO GAMELÁ, evento festivo com quadrilhas, teatro com peças de matuto, e muito mais.
O São João de Gameleira tem atraído um grande número de turistas, conterrâneos e simpatizantes para saborear as iguarias como: peixe assado, milho e suas variedades, beiju, batata doce, quentão e etc, podendo contar com o ambiente propício cercado de inúmeras fogueiras distribuídas em todas as ruas em sinal de comemoração aos santos do mês de junho.

O Evento badalado já teve patrocínio da TV Aratu, Ministério da Cultura e do Turismo, além de empresas locais.