Carnaval é Carnafest

Written by: Editorial

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

CARNAVAL, MÊS DOS CARETAS
 O carnaval de Gameleira é marcado pela originalidade e criatividade. A participação ativa da população, de crianças a idosas, torna o clima no Distrito alegre e festivo.
Historicamente, o início do período carnavalesco é celebrado pela saída nas ruas dos famosos CARETAS (mascarados munidos ou não de chibatas, com roupas assustadoras, coloridas ou fantasiadas), sendo os mesmos ovacionados e temidos pela criançada. A rotina inicia-se em fevereiro e vai até o último dia de carnaval.

Antigamente, o carnaval era comemorado com os badalados bailinhos nos clubes de Gameleira, como Asa Mel (Zó), que incluía as marchinhas, cantigas e tocadores de instrumento. Atualmente, a festa é celebrada com shows na praça pública com a participação de diversos blocos das mais variadas origens. Em razão dessa adaptação, o carnaval de Gameleira passou a se chamar CARNAFEST, espécie de mistura do modo tradicional com o estilo moderno.
A formatação dos Blocos tem para todos os gostos e idades. O primeiro é o Bloco das Crianças, que acompanhadas pelos pais festejam a sua moda, fazendo um pequeno circuito pelas ruas. Em seguida, os blocos mais joviais, em que jovens e adultos são os protagonistas, com destaque para os Blocos pioneiros Acredithe, Swig Tropical, Tô Nem Aí, Me Beija e entre outros.
Um dos blocos mais prestigiados é o das Margaridas, que são homens trajados com vestes femininas, sendo mimados pelos turistas e visitantes do nosso Distrito. Além disso, tem aquele que é mais leve, vibrante e histórico que é o Bloco da Terceira Idade, mostrando a energia e satisfação dos nossos idosos com o período festivo.