SÍTIO DO MATO É DESTAQUE NAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

A Região do Vale do Rio São Francisco e seu entorno costumam revelar os grandes intelectuais do Estado da Bahia. Essa confirmação mostra que se não é dada oportunidade para as crianças e jovens dessa região, tornará a Bahia um Estado pouco inteligente e menos competitivo. As enciclopédias mostram a história, como a do ilustre e considerado primeiro prêmio "Nobel" brasileiro, Milton Santos, de Brotas de Macaúbas, e o famoso educador e intelectual Anísio Teixeira, de Caetité. Todos eles venceram na raça a falta de oportunidade e consideração por parte do Estado.  

Enquanto os Governos Estadual e Federal abandonam a Região de Sítio do Mato, sem oferecer perspectivas para os jovens, ceifando talentos e as esperanças de milhares de família, o município vem se fortalecendo na área que mais consolida gênios da ciência moderna, a Matemática.

A 11º Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi mais uma conquista do Oeste da Bahia, que está no Topo há 5 anos. E esse Pentacampeão vem de Sítio do Mato, Felipe Viera Costa, de apenas 16 anos. A coleção de medalhas de ouro que ele trás para Sítio do Mato deixa orgulhosa toda comunidade acadêmica da região. 

Se não bastasse, o "Efeito Felipe" também vem contagiando os alunos do município, pois na mesma OBMEP, um outro aluno de Sítio do Mato foi ovacionado ao receber a Menção Honrosa, Oscar Etcheaverry Barbosa Madureira da Silva. Bom, já dá pra imaginar o nível desses dois garotos entre os cerca de 20 milhões de participantes da competição.

A dedicação e cuidado do Colégio Nossa Senhora do Rosário tem sido fundamental para revelar esses vencedores. Os professores também merecem toda honraria necessária para com a revelação de mais um vencedor dessa disputada Olimpíada.

Fica a dica para o Governos que não querem investir na rodovia para os alunos irem com conforto até as escolas, promover condições de sobrevivências para que seus pais tenham um vida digna e aqueles que não dão uma perspectiva de futuro para essa terra que brilha no cenário nacional.

Este dilema tem que ser enfrentado pela população de Sítio do Mato, a começar pela Escola, sala de aula e pelos professores. E como resposta mais alta, na 12ª OBMEP em 2016, Sítio do Mato possa ter muito mais participantes e campeões como estes. 

Não existe mais dúvida de que Sítio do Mato, o município dos dois rios (São Francisco e Corrente), dos maiores sítios arqueológicos de todo Oeste da Bahia, ter um dos Distritos mais dinâmico da Bahia (Gameleira da Lapa),  da terra fértil, do povo hospitaleiro, e dos campeões da área da ciência que mais consolida gênios no mundo, precisa renascer a esperança e o espírito de luta, com ou sem ajuda de governos.

 

Category: Últimas Notícias

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 500 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 1-500 caracteres