Demanda Por Profissionais de Fisioterapia Aumenta no Distrito de Gameleira da Lapa

O Distrito de Gameleira da Lapa, município de Sítio do Mato, possui uma densa e crescente população na zona urbana, e naturalmente as demandas sociais começam a aparecer. O número de pessoas que precisam de atendimento de profissionais de Fisioterapia na localidade é grande e vem aumentando a cada dia. Neste grupo estão:
- pessoas com necessidades especiais;
- alguns que sofreram algum tipo de acidente ou doença de paralisia muscular, como o derrame; e
- idosos, principalmente aqueles que sofrem as consequências dos trabalhos pesados ainda quando jovens.

A busca por tratamento e a boa vontade dos pacientes até são favoráveis, porém o deslocamento até Sítio do Mato (sede municipal), que está a 40 km de distância, tem limitado e dificultado o atendimento; o outro município mais próximo, Bom Jesus da Lapa, que tem maior disponibilidade destes profissionais está a 81 km de distância; e se não bastasse a distância, outros fatores impeditivos nesta missão estão a frequência e os custos para ter acesso este tipo de serviço de saúde.

Esta angústia se dá no momento em que ao retornarem às consultas médicas específicas, estes pacientes se deparam com a falta de complementação no tratamento recomendado pelos médicos, o que em muitas casos esta situação acaba agravando ou evoluindo negativamente o quadro clínico, prejudicando o bem estar deste público.

É possível que além de Gameleira esta demanda seja maior na região, já que a parte norte do município de Sítio do Mato é extensa e concentra significativa parcela população. Uma possível ação em Gameleira atenderia parte do município, pela boa localização do Distrito e fácil acesso com as demais comunidades do entorno.

Estes profissionais poderiam ser incluídos no pacote dos investimentos que o município vêm realizando, que além de ampliar a infraestrutura de saúde deveria ofertar profissionais necessários para atender demandas da saúde pública. 

É importante descrever que o artigo 196 da Constituição Federal assegura que a assistência à saúde é direito de todos e garantido constitucionalmente, devendo o Poder Público prover políticas que visem reduzir os riscos ás doenças e fatores que agravem a saúde.

Neste aspecto, é necessário que a Prefeitura Municipal, através das Secretariais de Saúde e Assistência Social, busque apresentar alguma ação, em parceria ou não com a Secretaria de Saúde do Estado e Ministério da Sáude, visando solucionar esta demanda desses pacientes, mesmo que não haja exigência deste tipo de profissional na rede pública. Assim, o poder público não violaria os principais direitos fundamentais ao ser humano garantidos pela Constituição.

O município tem investido significativamente na saúde da população, porém é preciso sanar estas deficiências de atendimento. É um momento de focar na oferta de profissionais, disponibilizar os remédios necessários e exigir um atendimento de qualidade, serviços estes que a população era desprovida e, atualmente, tem a chance - seja ela legal ou de gestão - de poder desfrutar uma saúde com maior vitalidade.

Category: Jornal do Povo

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 500 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 1-500 caracteres
  • #156 Visitante - Lindinalva

    Aqui precisa muito desse profissional fisioterapeuta pois tem varios Cadeirantes, inclusive minha filha q necessita de fisioterapia continuada, tomara q chegue um dia aqui em Gameleira. Ja pedi ao prefeito várias vezes mais ate hj nada foi feito. Nos q precisamos q sofremos com a carência. Q Deus toque no ❤ do gestor para agir a nosso favor