SÃO JOÃO DO OESTE: O São João de São Félix do Coribe

O município de São Félix do Coribe realiza os festejos juninos aliando tradição e inovação, o que consolidou o evento turístico.

Há alguns anos atrás, o poder público local estruturou a festa popular com fortalecimento da tradição, buscando promover as riquezas culturais e trazendo grandes shows para o município.

Apesar de uma população pequena, próximo de 16 mil habitantes - equiparada a população de Sítio do Mato -, os líderes locais e os gestores públicos buscaram consolidar os atrativos turísticos da localidade como forma de aumentar o dinamismo do município.

A festa junina é realizada na Sede municipal, aproveitando a logística regional por estar nas imediações da BR-349 na divisa com a cidade de Santa Maria da Vitória, e hoje está entre as festas de São João mais conhecida da região.

No início, mesmo longe dos apoios governamentais, os membros culturais do município têm focado na iniciativa local como principal mecanismo de sustentabilidade das tradições populares presentes na vida do povo são-felense. E o São João é uma dessas tradições de destaque.

Além das tradicionais quadrilhas, foi introduzido no período festivo a Micareta das crianças, evento que visa transferir a cultura e o conhecimento sobre os festejos juninos para a nova geração. Em razão disso, a Prefeitura elevou a categoria, passando de Micareta das Crianças para São João das Crianças. As principais atividades são as quadrilhas escolares e outras relativas aos festejos.

Após anos de construção e aos poucos com apoio dos órgãos de fomento ao turismo estadual, o São João de São Félix se estabeleceu e hoje é roteiro para diversos turistas, principalmente do Norte e Noroeste do Estado de Minas Gerais, além de Goianos e Candangos.

As gestões municipais têm trabalhado o evento turístico para promover emprego e gerar renda às famílias locais, no qual envolve diversos setores da micro região.

Para o ano de 2017, o calendário de eventos e as atrações musicais já foram publicadas, com destaque para os shows das bandas Catuaba Com Amendoim e Calango Aceso, além de bandas como Forró Perfeito e outras regionais.

No calendário anual do Estado da Bahia, o município sempre é referenciado e já é considerado com um dos destinos consagrados do São João da Bahia.

Category: Jornal do Povo

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 500 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 1-500 caracteres
  • Nenhum comentário encontrado