Falta de Ônibus Aos Domingos Prejudica População da Região

O fluxo de passageiros do município de Sítio do Mato que se desloca para a Sede do município e para Bom Jesus da Lapa é de grande relevância. Estes deslocamentos são realizados pela Viação Novo Horizonte, pelas vans e micro-ônibus locais. Porém, estas viagens por estes meios de transporte só são possíveis de segunda à sábado. Isto é, aos domingos não é disponibilizado transporte neste trajeto.

O fato dos donos de transporte locais (vans e micro-ônibus) trabalharem intensamente e na maioria das vezes serem os próprios motoristas/operadores, é razoável tirarem o domingo para descasarem e terem a folga junto com a família. Agora, a empresa Novo Horizonte, consolidada e pelo porte que tem, deveria cumprir o roteiro, uma vez que todo o município de Sítio do Mato fica sem a circulação de transporte intermunicipal no domingo, tornando o dia extremamente prejudicial ao município, quando se trata do fluxo de passageiros.


Os impactos desta falta de trasporte afeta boa parcela da população local, seja através do comércio ou de viagens; e afeta também a população visitante que queira passar o final de semana na região, pois aqueles que trabalham ou estudam em outras cidades não tem a disponibilidade da "linha" no dia. Além daqueles que vêm para o município, chegando de outras partes do País, como de São Paulo, Distrito Federal e entre outros cidades/Regiões. Neste caso, ou alugam um carro e ou esperam a segunda-feira. Outros nem vêm ao município no final de semana.

Portanto, esta lacuna é extremamente prejudicial para a região, principalmente em dias de grandes eventos como Carnaval, Semana Santa, São João e outros acontecimentos de grande movimentação inter e intra-municipal de pessoas.

A expectativa da disponibilidade de nova "linha" aos domingos poderá ser uma boa oportunidade para o setor, um ganho para a comunidade e para toda região de Gameleira e Sítio do Mato.

USUÁRIOS:

Os direitos e deveres dos usuários estão contidos no Art. 89 e 90 do Regulamento do Transporte Intermunicipal de Passageiros (Resolução AGERBA n.º 27/01 de 27 de novembro de 2001).

Art. 89. É assegurado aos usuários dos serviços de transporte intermunicipal de passageiros, sem prejuízo do disposto na Lei Federal n.º 8.078, de 11 de setembro, de 1990:
I - Transporte com pontualidade e em condições de segurança, higiene e conforto, do início ao término da viagem;

II - Garantia dos seus lugares no ônibus, nas condições especificadas no bilhete de passagem;

IV - Auxílio no embarque pelos prepostos da transportadora, em se tratando de crianças, senhoras, pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção;

XIII - Transporte, sem pagamento de passagem, de crianças de até 5 (cinco) anos, desde que não ocupem assentos, obedecidas, ainda, as disposições regulamentares existentes sobre o transporte de menor;

No caso de arbitrariedade motivada por empresas prestadoras destes serviços de transportes, os usuários poderão entrar em contato com a AGERBA - Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (gerencia.fiscalizacao@agerba.ba.gov.br).

Category: Jornal do Povo

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 500 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 1-500 caracteres
  • #148 Visitante - MORAES

    Em contato com o Técnico em Atividades de Regulamentação AGERBA-DTAF, o Sr.MARCELO MIGUEL DA SILVA, fomos informados que a linha 010A, (NOVO HORIZONTE), que atende o Distrito Gameleira da Lapa, está registrada para operações de SEGUNDA A DOMINGO! A empresa citada precisa manifestar sobre essa inconveniência de exclusão do domingo e feriados!