Recuperação da BA 161

     A obra da reconstrução do trecho da BA-161, ligando Sítio do Mato ao Distrito de Gameleira, já está em andamento nos quesitos de preparação do solo para receber o asfalto. Depois de uma longa terraplanagem, foi iniciado o processo de compactação. A obra está orçada em torno de R$ 18 milhões, em que a empresa vencedora da licitação foi a IMPAR, a mesma que executou o trecho de recuperação da rodovia que liga Sítio do Mato à BR-349, em Bom Jesus da Lapa.

Em conversa com alguns especialistas e trabalhadores do ramo, se a empresa disponibilizar equipe e maquinário suficiente, em dezembro esta estrada poderá está pronta. Mas, tem-se que considerar que a partir de outubro o período chuvoso pode causar algumas interrupções nas obras. Em conversa com o especialista em Gestão Pública, Moraes Lima, “os prejuízos que esta estrada causou ao município de Sítio do Mato são incalculáveis. Acabou com a agropecuária, afetou o turismo e as condições de vida da população pioraram enormemente. Então, é hora de celebrar, mas dentro de um espírito de luta constante”.

     De fato, a estrada vai trazer uma nova forma de comprometimento da população para com os seus direitos. É um fato instigante que deixou a população amarrada e sofrendo com a estrutura que era degradante. Os turistas e conterrâneos que viam a nossa terra saiam aterrorizados da situação que a região vivia.
Segundo membros da Associação dos Moradores do Distrito de Gameleira da Lapa (AMGL), a região concentra umas das maiores quantidades de assentamentos rurais da Bahia, e “que por isso, vamos continuar a luta pela reconstrução do outro trecho que liga Gameleira da Lapa à BR-242 (5 M), passando pela Fazendas Rural, Brejo Velho, Mangal I e II e Vale Verde. Nosso município, por isso devemos lutar conjuntamente”. A obra está sendo executado no sentido Sítio do Mato à Gameleira, sendo que o tráfego não foi prejudicado. A alargamento da pista é uma das principais novidades, além de drenagem e espaço para locomoção de animais nas vias periféricas.

Category: Últimas Notícias