Protesto de Alunos Paralisa Campus da UNEB de Bom Jesus da Lapa

Alunos do Movimento de Casas de Estudantes (MCE) realizaram protesto nesta quarta-feira (16 de maio) na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus Bom Jesus Lapa, reivindicando o pagamento das bolsas auxílio moradia e complementar que estão atrasadas. Os valores das bolsas variam entre R$ 300 e R$ 400.

Na ocasião, os alunos residentes também alegaram a necessidade de reparos nas residências, a reabertura das inscrições da bolsa auxílio permanência e pontuaram também a ampliação das vagas nas residências.

O episódio vem justamente após a UNEB ter disponibilizado até o início de maio o programa de auxílio estudantil de 2018, cujo foco são os alunos ingressantes na universidade.

Na busca por informações sobre essas reinvindicações, a UNEB, através da sua Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAES), esclareceu a situação por meio de nota pública. 

Segundo a UNEB, "o atraso no pagamento das bolsas ocorreu em virtude do contingenciamento no orçamento das universidades estaduais e de ajustes nos trâmites legais, em relação ao fluxo de controle no pagamento da bolsa-auxílio complementar. A situação já vem sendo regularizada desde o dia 11 de maio com 250 pagamentos efetivados até a presente data." Já em relação à bolsa auxílio permanência, a universidade estadual informa que "os pagamentos já estão regularizados."

Ainda sobre estas demandas a instituição está finalizando o processo licitatório que tem como objetivo de viabilizar a aquisição de mobiliário para as residências, dentro do Programa Nacional de Assistência Estudantil das Universidades Públicas Estaduais (PNAEST).

Category: Últimas Notícias