Naufrágio no Rio São Francisco Deixa Desaparecido no Distrito de Gameleira da Lapa

Uma tentativa de travessia entre o porto da antiga fazenda Curralinho e a Zona Urbana do distrito de Gameleira da Lapa, município de Sítio do Mato, acabou em desaparecimento de um adolescentes nas margens do Velho Chico na noite deste domingo, 16 de julho.

Por volta das 21 horas (9 hs da noite), o adolescente Alessandro Santos se deslocou de barco (rabeta) para fazer a travessia de motociclistas que estavam no outro lado da margem do rio. Mesmo com os elevados riscos, foram trasportados no pequeno meio de transporte aquático duas motos e três pessoas, incluindo o condutor da embarcação.

A distância média entre uma margem e a outra foi estimada em cerca de 305 metros o percurso a ser feito. A poucos metros da embarcação atracar, em torno de 10 a 15 metros, o naufrágio aconteceu após uma parada repentina do motor. O deslocamento realizado era o que tinha a menor distância entre as margens, porém passava por áreas mais profundas do rio. O excesso de peso, a baixa visibilidade noturna podem ter agravado ainda mais os riscos da travessia mal sucedida. (clique na imagem para ampliar)

Dos três ocupantes da embarcação, dois sobreviveram. Já Alessandro, que não sabia nadar, está desaparecido. Ainda na madrugada começaram as buscas ao corpo do adolescente, mas sem sucesso. Na segunda-feira e hoje durante o dia, as buscas continuaram, porém ainda sem um desfecho final.

O Distrito de Gameleira da Lapa possui um dos trechos mais profundos do Rio São Francisco, se considerar a trajetória do rio entre os municípios de Carinhanha e Xique-Xique. É possível encontrar trechos com até 12 metros profundidade, mesmo nesta fase aguda de assoreamento.  (clique na imagem para ampliar)

Profissionais alegam que a preservação das margens é um dos principais motivos de o rio ser profundo na região de Gameleira. Informações técnicas exclusivas passadas para nossa equipe descreveram a existência de um buraco numa enorme área bem próximo às margens da comunidade, cuja profundidade atinge pouco mais de 6 metros, isso a poucos instantes da margem. Esta área também engloba o local do acidente.

Durante as buscas, a população local acompanhou o trabalhado dos mergulhadores, dos pescadores e dos voluntários. Nessa "caçada" conseguiram retirar do fundo do rio as duas motos e a embarcação, mas o corpo do jovem continua desaparecido.  (clique na imagem para ampliar)

Uma equipe da Marinha já se deslocou para a localidade, e é aguardada também a chegada de mergulhadores do Corpo de Bombeiros, vindos de Barreiras. Com isso, a busca deve ganhar reforço com o mapeamento ao longo das margens do rio e operações com mergulhadores e equipamentos profissionais específicos para situações como essa.


Noticias relacionadas:

Após Três Dias de Buscas, Corpo de Desaparecido no Rio São Francisco Foi Encontrado

Category: Últimas Notícias

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 500 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 1-500 caracteres
  • #149 Visitante - Albérico Oliveira

    É lamentável que o nosso distrito de Gameleira não tem um suporte técnico p/esse tipo de ocorrência..É muito triste perder uma pessoa nessa situação enfim,uma grande tristeza;que Deus mostre e que será encontrado logo para acabar com essa angustia e dor..Muita força e fé p/toda Família.!!