Golpe no Distrito de Gameleira da Lapa Deixa População em Alerta

A violência tem crescido cotidianamente na região do Distrito de Gameleira da Lapa, Município de Sítio do Mato. Segundo informações que chegaram a nossa redação, na manhã desta quarta-feira, 07 de junho, uma residência foi assaltada por um grupo de quatro pessoas, dois homens e duas mulheres, num carro de modelo astra de cor prata.

Inicialmente, os acusados agiram pedindo esmolas e, em outro momento, se passavam de curandeiros, oferecendo diversos serviços terapêuticos no qual teriam induzido uma dona de casa a um verdadeiro pacote de ilusões, o que ganhou a confiança da mesma.

A senhora estava na residência sozinha e mesmo sim foi direcionada a sacar dinheiro em um correspondente bancário na localidade. Neste intervalo, os mesmos adentraram a residência e roubaram vários objetos e pertences da vítima, que ainda teve cerca de R$ 1 mil levados pelo grupo.

O episódio deixou a comunidade em alerta, mas o grupo já tinha se evadido da comunidade. A informação preliminar passada é que já foi feito uma queixa na Delegacia de Sítio do Mato, que fica a 40 km do Distrito.



Recentemente, entre 28 e 29 de maio, Gameleira também teve um imóvel comercial invadido durante a madrugada, se configurando em outro caso ainda sem desfecho. O que chamou a atenção dos moradores foi a ousadia do delito, uma vez que a unidade comercial fica em plena Praça pública e com boa iluminação.

As autoridade de segurança pública sempre recomendam à população prestar queixa ou registrar o boletim de ocorrência (B.O) imediatamente, para que sejam tomadas as providências cabíveis o mais rápido possível.

Diante dos casos recentes, os cuidados devem ser redobrados com:

- Pessoas ou grupo de pessoas oferecendo facilidades, curas e outros
- Pessoas pedindo esmolas ou fazendo pesquisas sobre você ou bens que possui
- Não deixar portas ou janelas abertas, quando não estiver por perto
- Observar qualquer movimentação suspeita na comunidade.

Caso aconteça algo ou tenha suspeita, alerte os vizinhos e ligue para o 190, comunicando a Polícia. Infelizmente, a criminalidade tem vários formatos, por isso, mais atenção com estranhos.

Demanda Antiga - Posto Policial

A área de segurança pública é uma grande falha do Governo Estadual no Distrito e seu entorno, já que possui mais de 6 mil moradores que estão literalmente sem cobertura do poder de segurança do Estado. O posto policial mais próximo está a pouco mais de 40 km de distância. O baixo contingente de policiais no município de Sítio do Mato favorece a ocorrência de atos criminosos nas localidades fora da Sede municipal.

Segundo um morador, "não dá pra acreditar que esse avanço que tanto falam ajudou a gente ter mais tranquilidade, porque na década de 70 nós, aqui em Gameleira, tínhamos até uma Subdelegacia. Hoje temos o que para garantir a ordem aqui no Distrito?". As rondas realizadas pelas forças de segurança não estão sendo suficientes para inibir a violência.

Cabe também ao poder público municipal comunicar a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA) sobre a necessidade de um posto policial e de policiamento para o Distrito de Gameleira, cuja localização é estratégica, pois está mais próxima de todas as demais comunidades do município. Além disso, profissionais relatam que a base da Polícia Militar em Gameleira seria viável também porque poderia ser ponto de apoio na passagem da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) pela região.

Atualmente, dentro do Programa Pacto Pela Vida, a SSP possui várias Bases Comunitárias dentro dos bairros de diversas cidades do Estado, como forma de aproximar policiamento da comunidade, bem como de dar segurança às comunidades, focando na prevenção.

Fica o alerta a população, de modo geral. Assim como fica a indicação para ao poder público municipal para iniciar o diálogo com Secretaria de Segurança do Estado, na busca de instalar uma base no Distrito de Gameleira da Lapa. Esta conquista pode ser facilitada, já que O Governo baiano está realizando processo seletivo para contratar mais de 2 mil policiais neste ano.


Category: Últimas Notícias

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 500 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 1-500 caracteres
  • Nenhum comentário encontrado