Alunos do IFBA Ficam sem Transporte em Gameleira da Lapa e Sítio do Mato

A chegada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBaiano) na região de Bom Jesus da Lapa trouxe uma nova perspectiva para a população dos municípios circunvizinhos, principalmente por parte dos jovens. A localização do instituto fica na Rodovia BR-349, no Km 14, no município de Bom Jesus da Lapa.

A busca por uma formação de qualidade fizeram com que alguns alunos fizessem o vestibular ou ENEM para concorrer a uma das vagas na disputada instituição. O êxito dos alunos de Gameleira, São Francisco, Serraria, Conceição, Quixaba, São Caetano, Sítio do Mato e Santa Rosa, tem como pano de fundo um futuro melhor para si e também para o município, que necessita tanto de educação e mão de obra de qualidade.

A distância do distrito de Gameleira da Lapa até o IFBaiano é de 74 km, em percurso pela estragada rodovia estadual BA-161. Já da cidade de Sítio do Mato a distância para o instituto é de cerca de 36 km. Mas nesse intervalo é preciso considerar os alunos que moram em outras comunidades do município, que pode variar em razão dos acessos.

O cotidiano desses lutadores é acordar ainda pela madrugada e se deslocar até Bom Jesus da Lapa todos os dias. Inicialmente, a Prefeitura disponibilizava uma van que transportava os alunos, mas apenas de Sítio do Mato até o IFBaiano. Sendo assim, os demais alunos, que não moravam na sede do município, precisavam se deslocar até Sítio do Mato com recursos próprios, para de lá pegar o transporte.

Desde o "início do mês de fevereiro o carro não está mais disponível, e para estudar, nós alunos estamos tirando do próprio bolso (R$ 20 diários) para se deslocar até o trevo da BR-349", segundo relata o aluno Diogo Barreto. "Se colocarmos os gastos com alimentação, o custo se torna insustentável, dado o nível de renda da região", relata outro aluno.

Outro detalhe que chamou atenção da nossa equipe foram os riscos que os alunos correm em ficar às margens da BR-349, aguardando o ônibus oficial do IFBaiano que sai de Bom Jesus da Lapa. Rodovia de alta velocidade e movimentada, sol quente, e a violência que assola a região são os medos do alunos.

O IFBaiano tem que dá total apoio e orientação aos alunos, seja através de programas específicos ou de alternativas para a solução dessa angústia que está acontecendo. A instituição tem que levar em conta também que o município de Sítio do Mato tem um dos maiores número de assentamentos rurais de todo Estado, com muitos alunos da zona rural do município. Neste caso, não pode ser descartado um ônibus oficial também do IFBA saindo pelo menos de Gameleira da Lapa.

Segundo Diogo Barreto, "a cada ano vem aumentando o número de alunos de todo município no IFBaiano, e isto requer uma ajuda e um planejamento das instituições e do poder público local. Se nós alunos tomamos nosso tempo preocupando com transporte e outras coisas básicas, dificulta o aprendizado", conclui o estudante.

Portanto, a Prefeitura Municipal de Sítio do Mato precisa se articular o mais rápido possível com o IFBaiano para resolver este impasse que atrapalha a vida dos estudantes, e limita o potencial de desenvolvimento do município. Porque da forma como está é insustentável para o bom desempenho escolar.

É preciso dar todos os incentivos possíveis para estes alunos, não somente de transporte, como também de alimentação, tecnológicos e futuramente estágios e empregos no próprio município. Tá na hora de pensar o futuro com mais dedicação e cuidado.

No intuito de obter mais resultados, entramos em contato com algumas pessoas importantes (filhos da nossa terra) que pudessem apresentar algum tipo de saída, seja junto à Secretaria de Educação do Estado ou Ministério da Educação, mas até o fim desta matéria não recebemos respostas.

Category: Últimas Notícias