Município de Sítio do Mato: 27 Anos de Emancipação Política

No dia 08 de janeiro comemora-se simbolicamente o Aniversário de Emancipação Política do Município de Sítio do Mato. A ocasião chega ao seu 27º ano, desde quando foi constituído em 1989.

A Lei de nº 4.834 de 24 de fevereiro de 1989, que cria o município, foi sancionada pelo então Governador da época, Waldir Pires, e pelo Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Jutahy Magalhães Junior. As condições impostas nesta lei mostravam claramente a assistência e supervisão de Bom Jesus da Lapa até a efetiva instalação do novo município.

O nome a ser dado ao município passou por dois nomes, Porto Feliz e Dois Rios, ambos já existiam em alguma parte do Brasil. Ao final, decidiu-se pelo nome do Distrito –Sede, Sítio do Mato.

A área do município inicialmente era de 1.710 km², mas com a ocorrência da atualização das divisas Intermunicipais pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia em 2011, a área caiu para 1.627 km². Após esta atualização, a diferença de área é próxima de 83 km².

Segundo o IBGE, a população estimada para o município de Sítio do Mato em 2015 é de 13.320 habitantes, com uma densidade de 6,88 habitantes por km².

Considerado com uma das apostas de potencial para o desenvolvimento da região pelos técnicos do IBGE, Assembleia Legislativa e Governo da Bahia, Sítio do Mato ainda está aquém daquele cenário traçado no final da década dos anos de 1980, logo após a promulgação da Constituição de 1988.

Inicialmente, ainda pertencente ao município de Bom Jesus da Lapa, os técnicos e Deputados da época atestaram a viabilidade e as condições técnica de criação do novo município, sendo que a sede estaria entre os dois Distritos que formaria o novo espaço territorial, Sítio do Mato e Gameleira da Lapa.

A escolha foi feita pelos próprios líderes políticos de ambos os Distritos, sem a necessidade de intervenção externa ou realização de plebiscito, já que chegaram ao consenso e acordo da indicação de Sítio do Mato como sede. Fatores importantes foram determinantes, como é o caso de estrutura urbana ser mais avançada, aglomeração populacional ser maior e facilidade de locomoção e interligação com outros municípios. Porém, alguns historiadores afirmam que este acordo relacionou a condição de Sítio do Mato está mais próximo de Bom Jesus da Lapa (contraditório, pois mantém a dependência até os dias atuais), e que politicamente Gameleira teria pelo menos o Vice-Prefeito nessa nova estrutura Político-Administrativa, tratado que foi mantido por três mandatos.

Neste período que foi emancipado, o município tem apresentado uma série de problemas administrativo, social e econômico. Os avanços esperados se traduziram em regressos em alguns indicadores, como o da renda.

A geração de emprego e renda são hoje os principais desafios do povo sitiomatense. Por ser um município novo, a situação do nível de renda é preocupante para a sobrevivência na região. A inovação, o foco na educação, a utilização de novas tecnologias e a chegada de serviços públicos essencias são fatores que vieram por força da tendência que atingia todo o Brasil.

O maior produto do município, mas ainda sem a devida valorização, é a cultura. Os destaques estão nos dois filmes nacionais, como Narradores de Javé (gravado em Gameleira da Lapa) e Espelho D’Água (gravado na sede Sítio do Mato). Além disso, tem a produção amadora local do filme dirigido por Moraes Lima, Um Silêncio Suspeito. As festas comemorativas existentes que vai da festa do divino no Sítio até a celebração da marujada no Mangal Barro-Vermelho, passando pela festa de todos os Santos na Tataíra e as tradicionais festas de carnaval e São João em Gameleira.

Mesmo com todo este embaraço existencial, Sítio do Mato é um município rico, com povo hospitaleiro e acolhedor, povo com talento acima da média na região, um espaço com grande potencial, que só precisa entrar na “linha” certa para se desenvolver. O município tem chance de ser um dos mais desenvolvidos de toda sua região, devido a sua localização e ambundância de recursos subaproveitados. 

Category: Últimas Notícias