Município de Sítio do Mato: 27 Anos de Emancipação Política

No dia 08 de janeiro comemora-se simbolicamente o Aniversário de Emancipação Política do Município de Sítio do Mato. A ocasião chega ao seu 27º ano, desde quando foi constituído em 1989.

A Lei de nº 4.834 de 24 de fevereiro de 1989, que cria o município, foi sancionada pelo então Governador da época, Waldir Pires, e pelo Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Jutahy Magalhães Junior. As condições impostas nesta lei mostravam claramente a assistência e supervisão de Bom Jesus da Lapa até a efetiva instalação do novo município.

O nome a ser dado ao município passou por dois nomes, Porto Feliz e Dois Rios, ambos já existiam em alguma parte do Brasil. Ao final, decidiu-se pelo nome do Distrito –Sede, Sítio do Mato.

A área do município inicialmente era de 1.710 km², mas com a ocorrência da atualização das divisas Intermunicipais pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia em 2011, a área caiu para 1.627 km². Após esta atualização, a diferença de área é próxima de 83 km².

Segundo o IBGE, a população estimada para o município de Sítio do Mato em 2015 é de 13.320 habitantes, com uma densidade de 6,88 habitantes por km².

Considerado com uma das apostas de potencial para o desenvolvimento da região pelos técnicos do IBGE, Assembleia Legislativa e Governo da Bahia, Sítio do Mato ainda está aquém daquele cenário traçado no final da década dos anos de 1980, logo após a promulgação da Constituição de 1988.

Inicialmente, ainda pertencente ao município de Bom Jesus da Lapa, os técnicos e Deputados da época atestaram a viabilidade e as condições técnica de criação do novo município, sendo que a sede estaria entre os dois Distritos que formaria o novo espaço territorial, Sítio do Mato e Gameleira da Lapa.

A escolha foi feita pelos próprios líderes políticos de ambos os Distritos, sem a necessidade de intervenção externa ou realização de plebiscito, já que chegaram ao consenso e acordo da indicação de Sítio do Mato como sede. Fatores importantes foram determinantes, como é o caso de estrutura urbana ser mais avançada, aglomeração populacional ser maior e facilidade de locomoção e interligação com outros municípios. Porém, alguns historiadores afirmam que este acordo relacionou a condição de Sítio do Mato está mais próximo de Bom Jesus da Lapa (contraditório, pois mantém a dependência até os dias atuais), e que politicamente Gameleira teria pelo menos o Vice-Prefeito nessa nova estrutura Político-Administrativa, tratado que foi mantido por três mandatos.

Neste período que foi emancipado, o município tem apresentado uma série de problemas administrativo, social e econômico. Os avanços esperados se traduziram em regressos em alguns indicadores, como o da renda.

A geração de emprego e renda são hoje os principais desafios do povo sitiomatense. Por ser um município novo, a situação do nível de renda é preocupante para a sobrevivência na região. A inovação, o foco na educação, a utilização de novas tecnologias e a chegada de serviços públicos essencias são fatores que vieram por força da tendência que atingia todo o Brasil.

O maior produto do município, mas ainda sem a devida valorização, é a cultura. Os destaques estão nos dois filmes nacionais, como Narradores de Javé (gravado em Gameleira da Lapa) e Espelho D’Água (gravado na sede Sítio do Mato). Além disso, tem a produção amadora local do filme dirigido por Moraes Lima, Um Silêncio Suspeito. As festas comemorativas existentes que vai da festa do divino no Sítio até a celebração da marujada no Mangal Barro-Vermelho, passando pela festa de todos os Santos na Tataíra e as tradicionais festas de carnaval e São João em Gameleira.

Mesmo com todo este embaraço existencial, Sítio do Mato é um município rico, com povo hospitaleiro e acolhedor, povo com talento acima da média na região, um espaço com grande potencial, que só precisa entrar na “linha” certa para se desenvolver. O município tem chance de ser um dos mais desenvolvidos de toda sua região, devido a sua localização e ambundância de recursos subaproveitados. 

Category: Últimas Notícias

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 500 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 1-500 caracteres
  • #186 Visitante - Maicon lessa de oliveira

    Fala gente, eu sou o maicon estou a procura do meu pai, pelo que eu soube ele morava no sitio do mato, como este é um local pequeno, decidir buscar ajuda na net, pelo que eu sei ele se chama, "agenor alves da silva filho" minha avó se chama "Francisca" não conheci meu avô e nem minha avó por isso não sei seu nome completo, qualquer coisa se estiverem qualquer informação mim contate queria conhecer ele, ou ver quem eo responsável por mim por no mundo... badecogames3@gmail.com