Incêndio Atinge Igreja de Santo Antônio em Paratinga

Nesta quarta-feira, um incêndio ainda de causas desconhecidas atingiu a Igreja Matriz de Santo Antônio, na Cidade de Paratinga. Populares tentaram apagar o incêndio de diversas formas, mas as chamas só foram controladas horas depois com a participação mais intensa da população.

A igreja é considerada Patrimônio histórico da toda região, já que o município de Paratinga é considerado o gerador de outros municípios importantes, como Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, e ser também a origem de Sítio do Mato, e por conseguinte, o Distrito de Gameleira da Lapa.

Segundo informações de populares, parte do acervo histórico foi destruído, mas a imagem do Santo ficou intacta. A população preserva há anos o material cultural e religioso derivado da Igreja. Segundo o pesquisador e professor Pedro José, "nessa igreja está parte da história da nossa região. A famosa história do vaqueiro que avistou um urubu em cima de um toco e uma imagem ao lado. É justamente daí que o primeiro nome do município era Santo Antônio do Urubu".

O Distrito de Gameleira da Lapa tem um apreço enorme por essa Autoridade eclesiástica paratinguense, já que "é uma das referências da Igreja antiga de Gameleira, inclusive vários moradores do distrito foram batizados, se casaram e frequentavam a referida igreja matriz da Paratinga. Além disso, o nome do nosso padroeiro também é Santo Antônio", afirma uma das representantes da Igreja Católica em Gameleira, Maria Viana.

As autoridades ainda investigam as causas do incêndio. Este foi um fato que sensibilizou a população daquele município, que se articulou rapidamente quando o desespero foi repassado via boca-boca ou via redes sociais. A mobilização foi praticamente instantânea.

Este incêndio mostra uma fragilidade da região, por não dispor de brigadas de incêndios ou corpo de bombeiros. Os grupamentos mais próximos são os de Vitória da Conquista e de Barreiras.

Category: Últimas Notícias