Festas Juninas em Gameleira da Lapa Consolida Sítio do Mato na Rota Turística da Bahia

Written by: Editorial

O mês de julho chegou, mas ainda um grande fluxo de turistas e visitantes continuam desembarcando no Distrito de Gameleira da Lapa, município de Sítio do Mato. Diferentemente do Nordeste, as férias em outra regiões do Brasil acontece no mês de julho.

O mês de junho é carregado de festas que vai de Santo Antônio, São João até o São Pedro. Por muitas décadas Gameleira tem no sexto mês do ano o seu principal período. Isto porque, a alegria, a diversão, a movimentação financeira e o fluxo de visitantes acontecem do dia primeiro até o dia 29 de junho.

Mesmo alternando épocas boas e períodos mais modestos, os eventos sempre aconteceram na localidade. Até mesmo no cenário de crise, como em 2018, todos os eventos festivos do mês alcançaram resultados acima das expectativas.

Mais uma vez, os destaque ficaram com as comemorações da trezena de Santo Antônio, padroeiro de Gameleira, e suas alvoradas comandada pelo lendário Checheiro e sua banda, o Arraiá do Gamelá no São João e a reverência a São Pedro, puxada pelo grupo da Terceira Idade.

A missa festiva de Santo Antônio continua ganhando significativa dimensão com a participação ativa da população de diversas comunidades circunvizinhas, presença de autoridades e visitantes. No dia 13 de junho é feriado Distrital, celebrando o dia do Padroeiro da histórica comunidade. 

Já a festa de São João teve um importante passo dado pela Prefeitura Municipal ao retomar o protagonismo do Arraiá do Gamelá como principal produto turístico do município no mês junino. Nesse pacote estão a participação de diversos grupos de quadrilhas da região e artistas com amplo público. Mesmo tendo uma grande quantidade de pessoas nos dia 22 e 23 de junho, o Arraiá só aconteceu nos dias 24 (domingo) e 25 (segunda-feira) do mesmo mês.

Muitos tiveram que retornar para suas cidades devido ao dia útil. Mesmo assim, no dia 25, uma multidão invadiu Gameleira para acompanhar o cantor e ex-vocalista do Forró Boys, Thiago Jonathan. Não se via uma quantidade expressiva de público assim desde o Arraiá de 2011, quando se apresentaram Silvano Salles e Banda Mulheres Perdidas.

Estimativas apontam que mais de 7 mil pessoas estiveram nos dois dias de festa no Distrito, com movimentação financeira bastante favorável ao comércio local e ambulantes que vieram de outras regiões. Público de toda região circunvizinha, de outros municípios e de outros Estados marcou presença no São João gameleirense.

No dia 29 de junho, Dia de São Pedro, mesmo com parte da população tendo seguido roteiro para as comemorações na Comunidade de Traíras, em Serra Dourada, e Bom Jesus da Lapa, a equipe da Terceira Idade manteve sua tradicional Quadrilha. Além disso, o evento marcou o retorno aos festejos juninos de Pedro José, com o tema da Copa do Mundo. Uma multidão acompanhou as quadrilhas na Praça do Comércio.

Em resumo, o mês de junho foi de grande movimento no Distrito de Gameleira da Lapa, mostrando o potencial da localidade, a importância da participação da comunidade e a preferência de diversos visitantes e turistas em passar o mês junino ou curtir as festas juninas. Melhorias públicas na localidade e incentivos ao comércio, bares, restaurantes e hospedagem devem impulsionar ainda mais os números do distrito sitiomatense.

Category: Últimas Notícias